Inscrita na matriz fundadora que, desde 2019, tem procurado contribuir ativamente para a expansão de investigação pertinente no campo artístico e para a criação de comunidade e debate em torno da mesma, a sétima edição das Jornadas de Investigação em Artes abre oficialmente o ano letivo 2024/2025 para o doutoramento em Media Artes e dá continuidade à discussão conjunta de experiências de investigação levadas a cabo tanto por doutorandos/as, como por investigadores/as doutorados/as.
Contando com a presença e participação de três artistas / investigadoras convidadas — Helena Ferreira, Neus Lozano-Sanfélix e Valle Galera de Ulierte —, esta edição do evento acolhe uma vez mais a participação e o testemunho de doutorandos/as em Media Artes que, provenientes de diversas áreas artísticas, nos dão conta do processo de investigação / criação em curso no âmbito dos seus respetivos projetos de tese.
O programa é complementado com a inauguração da exposição 9 cores, 3 geografias, de Marta Leite, e com o workshop Photowalking Covilhã: com câmaras de lata, dinamizado por Luana Lobato, ambas doutorandas em Media Artes.
As Jornadas de Investigação em Artes contribuem para a constituição de uma escola de pensamento e prática artística em direta confluência com o processo de instalação da iA* Unidade de Investigação em Artes, nova unidade orgânica da UBI, recentemente candidata à FCT, facilitando a articulação os/as doutorandos/as com a vasta equipa de 113 pessoas (entre membros e colaboradores) que integram diversas linhas de investigação nos seus 5 iA*Labs. A continuidade destas Jornadas reforça o intuito de nutrir, clarificar e alargar o campo de intermediação das artes no contexto epistemológico, profícuo e singular da academia, conferindo e reinventando novos sentidos à investigação e à criação artísticas.
14h00
Abertura
Sara Velez, Presidente do Departamento de Artes
Francisco Paiva, Coordenador Científico da iA* Unidade de Investigação em Artes
Catarina Moura, Diretora de Curso do Doutoramento em Media Artes
14:45
I — Investigar pela Arte
Moderação: Francisco Paiva
A imagem projectante transformada pela superfície
Helena Ferreira
IPLUSO, CIEBA/GIAM [Centro de Investigação e estudos em Belas-Artes/Grupo de Investigação em Arte Multimédia], Portugal
Gestos mínimos para ganar el relato: saberes y aprendizajes desde la práctica artística en la construcción de nuestra identidad y subjetividad
Neus Lozano-Sanfèlix
Unidad Predepartamental de Bellas Artes, Universidad de Zaragoza, Espanha
Dibujando con luz la ausencia de una imagen: Lorca, Linchamientos y la Reescritura Visual de la Historia en ‘Passing’
Valle Galera de Ulierte
Unidad Predepartamental de Bellas Artes, Universidad de Zaragoza, Espanha
15:45
Coffee break
16:00
II — Work in Progress
Moderação: Catarina Moura
Vejo-te e a mim pelos teus olhos –
A Natureza artista e suas estéticas pré-estéticas
Alexia Sera
Fiandeira Alegre e Contente — Uma (re)construção de Espaço, Memória e Identidade da operária têxtil covilhanense através de uma instalação artística interativa
João Nuno Sardinha
O Trabalho Doméstico no Cinema Latino-Americano: Um Estudo Figural e Comparado
Lígia Maciel Ferraz
O livro como objeto artístico interativo
Catarina Almeida
Inteligência Artificial na Criação e Cocriação Artística na Indústria da Moda
Bruna Elisabete Nogueiro Garcia
Narrativas híbridas na fotografia de moda: pós-verdade e inteligência artificial
João Pedro Silva
17:30
Inauguração da Exposição 9 Cores, 3 Geografias
Marta Leite
Museu de Lanifícios, Real Fábrica Veiga, galeria de exposições temporárias UBI
Evento associado
Workshop Photowalking Covilhã: com câmaras de lata
Luana Lobato
1-2 Outubro 2024
FAL-UBI
A imagem projectante transformada pela superfície
Helena Ferreira (Lisboa, 1982) desenvolve o seu trabalho a partir de diferentes suportes e materiais, com especial incidência no desenho, no vídeo e na instalação. O seu corpo de trabalho incide sobre múltiplos processos perceptivos e narrativos que resultam da sua relação com o mundo. A partir de vivências pessoais, ou recorrendo a referências históricas e sociais, Helena Ferreira evoca suspensões e fracturas na linearidade temporal para repensar e contemplar o imperceptível, o indizível, ou aquilo que se encontra velado. O seu trabalho tem sido exposto em diferentes locais como Colección Inelcom, Madrid; Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Paiol do Castelo, Castelo de Vide; White Lab Gallery, Madrid; Galeria do Largo do Paço, Braga; Maison du Portugal – Residence André de Gouveia, Paris; Galeria da FBAUL, Lisboa; Centra de Iniciativas Culturales, Cuenca; Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa; Palácio das Artes, Porto; Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa; La Madraza - Centro de Cultura Contemporánea, Granada; Münchner Künstlerhaus, Munique; MoCA - Museu de Arte Contemporânea, Skopje.
É licenciada em Escultura e doutorada em Belas-Artes/Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É docente no IPLUSO e investigadora integrada no CIEBA/GIAM da FBAUL. +info: www.helenaferreira.net
Dibujando con luz la ausencia de una imagen: Lorca, Linchamientos y la Reescritura Visual de la Historia en ‘Passing
El proyecto “Passing” aborda el carácter lúdico y de terror de las habituales postales de linchamiento a personas negras a principios del siglo XX en EEUU, en concreto una desaparecida que Lorca pretendió incluir en “Poeta en Nueva York” antes de ser asesinado. El proyecto cuestiona si la pérdida de esta imagen fue consecuencia de la guerra civil o un acto intencionado por cuestiones de derechos de imagen o por repercusiones sociales. Galera, en su práctica artística, fotografía y se apropia de imágenes vernáculas y de la cultura visual. Analiza y deconstruye la imagen desde su intencionalidad, la realización, su estrecha relación con el formato, recepción expositiva y qué consecuencias puede infligir tanto en la identidad como en el pensamiento del espectador. Por tanto, el estudio de los formatos y la forma en que el espectador lo percibe es clave en su trabajo. Concretamente en “Passing” aborda la xenofobia de estas imágenes por la premeditación, formato de reproducción y difusión así como las prohibiciones de derechos de reproducción. Un cambio de formato y de espacio de reproducción afectará a un cambio de ley y conciencia social y replantea el efecto que podría haber tenido en 1940 en el poemario de Lorca. Desde la práctica artística el reto estába en transmitir esta investigación de forma visual y sin caer en la pornografía visual de la violencia.
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Valle Galera de Ulierte es licenciada en Bellas Artes (2004) y Doctora cum Laude (Mención Internacional) por la UGR con la tesis “Fotografía e identidad. Apropiaciones, Desmontajes y Reinvenciones” (2017), recogendo las líneas de investigación: censura y de-construcción del archivo visual en relación al género; recuperación de la memoria en las identidades queer; y formatos fotográficos en la cultura visual y contextos receptivos del arte.
Gran parte de su investigación surge desde la práctica artística. Expone en el Festival Internacional PhotoEspaña en la 18ª edición con el proyecto “Foto-copias” y en la 16ª edición con el proyecto “Estaba Oculto”; solo-room de Feria de ArteSantander y Espacio TEA de Tenerife.
Sus retratos trans son referentes a nivel español incluyéndose en exposiciones monográficas nacionales e internacionales, siendo los proyectos “Drag King” expuesto en Feria Internacional ARC0; Feria Estampa y la colectiva “En Plan Travesti [y radical]. Fotografía y transformismo en España entre dos siglos 1975-2015”, Tabacalera (Madrid); y “Mujeres Transexuales el derecho un trabajo” expuesto en numerosas ocasiones (Certamen Andaluz de Fotografía Desencaja, Centro Párraga de Murcia; Festival Internacional de Cultura LGBT: Visible 6ª ed., II Jornadas sobre Transexualidad de Madrid, Centro Cultural CajaSol de Sevilla, etc.) y recientemente en el Museo ABC de Madrid (2024) y en el Espacio Santa Clara de Sevilla “Unos cuerpos son como flores. Naturaleza trans” (2023).
El proyecto Passing presentado para esta ponencia y desarrollado en 2021 para la Apertura de Twin Gallery, surge de la invitación por parte del Centro Andaluz de Arte Contemporáneo de Sevilla en la colectiva de andaluces comisariada por Joaquín Jesús Sánchez y Roxana Gazdzinski “Entre las formas que van hacia la sierpe y las formas que buscan el cristal”.
Aborda la temática LGBTQI+ desde la fotografía y el dibujo en diversos congresos y artículos: “Autorrepresentación de la transexualidad MAH en la fotografía de EEEUU y Canada” (2024); “La fotografía en travestismos de masculinidades femeninas” (2020), “Fotografía: Masculinidades no binarias. Los excluidos y desactivadores de la violencia de género” (2012); “Un espacio propio: investigación artística sobre los encuentros homosexuales en época franquista” (2019) o “Cuadernos para colorear sobre la expresión de género no normativa e identidad trans dirigidos al público infantil y juvenil” (2022).
Donde presenta la creación como investigación, amplía el imaginario visual y crítico de temáticas feministas y LGBTQI+ con vertiente educativa de cómo integrar la diversidad de identidades a diferentes niveles educativos. En este sentido, desarrolla actualmente el proyecto de innovación docente “Obra gráfica: revisión y creación de la expresión de género para favorecer la Igualdad de Género” junto con Neus Lozano-Sanfélix; y escribe “Pedagogía contra la ausencia de relato: Propuestas artísticas para desestabilizar la Historia oficial” con UGR (2018) y “Repensar los artefactos visuales de la cultura infantil. Una experiencia de creación-acción deconstructivista” (2017).
Docente en diversas Universidades tanto en el Dpto. de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal en la Diplomatura de Maestro (UJA); Diseño de Producto ESADA y en el Dpto. de Dibujo, grado de BB.AA. y de CRBC de Granada y actualmente en UNIZAR.
Gestos mínimos para ganar el relato: saberes y aprendizajes desde la práctica artística en la construcción de nuestra identidad y subjetividad.
¿Hasta qué punto el relato sobre la prehistoria, como dispositivo y situación, ha construido nuestra identidad y subjetividad sobre el deseo y la sexualidad? Esta es la pregunta de la que parte Ganar el relato: petroglifos, una práctica artística que atraviesa la idea de cartografía y el estudio de la forma y el elemento visual como estrategia para construir un relato alternativo al discurso dominante sobre la representación de la vulva. Un relato que se gana a partir de atender otros saberes, que, aunque considerados como subalternos por el relato oficial, nos permiten la apertura a nuevos imaginarios.
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Neus Lozano-Sanfèlix es artista, investigadora y docente en la Universidad de Zaragoza. Su interés por cómo se despliega la idea de arte y su mediación se genera durante su formación [Licenciada en Bellas Artes (UPV,2006), Especialista Universitaria en Artes Visuales e Intermedia (UPV, 2008), Máster en Artes Visuales y Multimedia (2009, UPV); Máster Experimental en Educación y Mediación a través del Arte (2020, UV/CMCV] y las diversas estancias de estudio e investigación realizadas [École Nationale des Arts Visuels (Bélgica, 2002), U. Católica Chile (2004); Université Paris 8 (2008), Athens School of Fine Art (2009), Universidade Porto (2014)]. Estos aprendizajes le permiten definir su campo de estudio y trabajo, centrado en repensar cómo las instituciones vinculadas a la práctica artística, como dispositivo y situación, construyen la identidad y la subjetividad (saberes y aprendizajes) de la artista y su práctica. Investigaciones que consolida con la elaboración de su tesis doctoral [Enseñanza universitaria y práctica artística. Criterios para su experimentación, activación y e intermediación des de un saber situado, 2015], con la que obtiene el título de Doctora [Art: Producción e Investigación, UPV, 2015], la mención Cum Laude, y consolida su trayectoria investigadora con la obtención del Premio Extraordinario de Tesis Doctoral (UPV, 2017). Sus prácticas artísticas orbitan en torno a generar dispositivos (conceptuales y formales) que reformulen la idea de saber a partir de procesos artísticos en diversos contextos. Uno de ellos, especialmente, situado en la intersección entre el arte y los procesos de aprendizaje.
Vejo-te e a mim pelos teus olhos –
A Natureza artista e suas estéticas pré-estéticas
Em consonância com a atribuição da condição de personalidade jurídica a elementos da paisagem por diversos países desde a reforma constitucional do Equador em 2008, este projeto centra-se na identificação da personalidade artística da natureza, a fim de superar os paradigmas passivos a ela outorgados, revelando, assim, a sua intencionalidade e expressividade artística ancorada numa consciência além-humana.
Assim, ao centralizar a natureza enquanto personalidade ativa e criativa, o projeto visa contribuir para a reflexão sobre o processo de criação, partilhada com a natureza, no campo artístico, bem como renovar e problematizar os debates acerca das relações entre seres humanos e a natureza e, inclusive das questões sociais intrínsecas inter-humanas.
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Através da investigação e prática artística, Alexa Sera nutre seu entusiasmo pela paisagem, pelas linguagens audiovisuais e por novas epistemologias, assumindo um papel ativo para a construção, mediante vários códigos de linguagens e expressividades, da ideia da personalidade artística da paisagem.
Mestre em Arte e Design para o Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e licenciada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, frequenta atualmente o programa de doutoramento em Media Artes na Universidade da Beira Interior.
Inteligência Artificial na Criação e Cocriação Artística na Indústria da Moda
O trabalho proposto para a investigação contempla o estudo do processo criativo e colaborativo na Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia que estabelece conexões e correlaciona informações de forma parecida à Inteligência Humana. Estudos de métodos e criação de novos sistemas tecnológicos que, num futuro próximo, auxiliarão os designers na Indústria da moda, de modo, a captar as necessidades e preferências do consumidor, que são já visíveis no sector da moda.
O foco da investigação é compreender essencialmente o potencial e o impacto da IA no âmbito do Design de Moda, focando em questões como a democratização do processo de criação, direitos de autor e compreender a criatividade tecnológica, na última década. Pretende analisar e refletir o que pode ser considerado autoria e coautoria face às novas possibilidades de criação intelectual em área das artes e do design, e ainda, verificar lacunas existentes na regulamentação da titularidade de direitos autorais.
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Bruna Garcia é Mestre em Design de Moda e doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI). Autoria na Tese de Mestrado “O Paradigma da Marca e o seu Impacto na Indústria da Moda e no Comportamento do Consumidor”, publicada em Setembro de 2022, onde aprofunda um maior conhecimento na área do design, marcas de moda e o comportamento do consumidor, e no âmbito do doutoramento, esta investigação engloba conhecimentos, na Indústria da Moda, com a Autoria e Coautoria em diálogo com a Inteligência Artificial.
O livro como objeto artístico interativo
O trabalho em desenvolvimento procura investigar o livro como objeto artístico interativo, analisando e interligando os conceitos de interação tangível e engenharia de papel.
Percecionando o livro como um objeto tridimensional e dinâmico e desafiando o conceito de leitura tradicional, pretende-se criar uma obra artística que explora as características mecânicas do papel, ao mesmo tempo que integra um sistema computacional, permitindo uma experiência interativa mais envolvente.
Catarina Almeida é Mestre em Design de Comunicação (Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa), licenciada em Design (Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa) e com formações em Web Design, Tipografia, Caligrafia, e, mais recentemente, Inteligência Artificial. Após o mestrado, trabalhou como designer gráfica no Atelier de Design B2. Atualmente, docente no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), mais especificamente na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), onde leciona Design de Comunicação e Design de Interfaces ao curso de Multimédia (licenciatura).
Fiandeira Alegre e Contente — Uma (re)construção de Espaço, Memória e Identidade da operária têxtil covilhanense através de uma instalação artística interativa
O presente projeto de Doutoramento em Media Artes parte do princípio que Marcel Duchamp estipula no âmbito do significado da obra artística. A intenção do artista é aliada à interpretação do público. O espetador tem um papel ativo na significação e interpretação da obra e a ligação entre desta com mundo é mediada pelas perceções do espetador, sendo estas cruciais para a definição do significado da obra artística. Aliada à ideia de Duchamp, Jacques Ranciére (O Espectador Emancipado, 2022) desenvolve a ideia do "espectador emancipado" argumentando que a arte e a estética podem desempenhar um papel crucial na emancipação do espectador, permitindo questões entre as hierarquias e as normas estabelecidas. A emancipação dá-se quando o espectador se torna consciente da sua capacidade de interpretar e, por sua vez, dar sentido à obra de arte não ficando limitado à interpretação dominantes do artista ou da crítica.
A conexão destes princípios enriquece nossa compreensão de como a arte interage com os contextos sociais e históricos. A reflexão sobre o papel do espectador em momentos de crise e transformação, abordando questões de poder, interpretação e a capacidade da arte para gerar novas formas de consciência e emancipação fornece uma base profunda de apreciação e estudo relevante.
Tomando estes pontos de partida, este projeto contempla duas partes: uma que se materializa numa instalação artística (Fiandeira Alegre e Contente), que contempla (como o título do projeto refere) a (re)construção do percurso de memória e identidade da mulher operária fabril covilhanense, com as suas rotinas profissionais e desvantagens e posicionamentos em relação aos seus pares masculinos. Neste contexto, estamos atentos a referências estéticas e conceptuais da artista contemporânea Vivien Tauchmann e ao seu trabalho em alertar para as questões de opressão, exploração e alienação em contexto laboral.
A referida instalação é acompanhada pela segunda parte, um ensaio de natureza teórica e reflexiva sobre o tema central da investigação, as relações entre a Arte e contextos histórico-culturais mediadas pelas perceções do espetador.
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Entre comics da Marvel, novelas gráficas, Star Wars e música, João Sardinha trabalha como designer e fotógrafo. Consta que é aluno de doutoramento em Media Artes na Universidade da Beira Interior (UBI), onde tenta investigar algo sobre a instalação artística, a sua receção pelo espetador e a consequente ligação destas com o mundo, a história e cultura.
Narrativas híbridas na fotografia de moda:
pós-verdade e inteligência artificial
O projeto de investigação intitulado “Narrativas híbridas na fotografia de moda: pós-verdade e inteligência artificial”, de base artística e interdisciplinar, procura relacionar o panorama artístico fotográfico, categorizado na perspectiva teórica da era da pós-verdade e pós-fotografia, a partir dos finais dos anos 80 até aos dias de hoje, onde as fronteiras entre realidade e ficção são intencionalmente ténues, com o crescente impacto da inteligência artificial (IA) no mundo da fotografia de moda, nomeadamente investigar as diferentes formas como as imagens criadas através dos algoritmos da IA estão a ser utilizadas para criar narrativas visuais, misturando diferentes efeitos e estilos fotográficos e veiculando interpretações estéticas generalistas e superficiais, ao mesmo tempo que se pretende explorar como estas imagens questionam as tradicionais noções associadas à autenticidade e autoria, indagando a condição da pós-verdade fotográfica. O presente estudo explora as intersecções multifacetadas entre IA, mais especificamente as ferramentas de geração de imagem e a sua tecnologia embutida nas aplicações de software de edição de imagem, pós-fotografia e a construção de narrativas visuais híbridas (que daí derivam) na indústria da moda e como estas projectam novas percepções acerca da fotografia (de moda) no contexto da cultura visual. Suportado numa abordagem crítica à origem das imagens e a sua manipulação na era digital, este projecto examina o potencial cultural transformador e as implicações estéticas das imagens criadas por IA na fotografia de moda através do estudo, preparação e criação de um projecto artístico sob o mote “Moda com mensagem”, que problematiza o impacto social e o estatuto artístico e comercial da fotografia de moda, as suas contradições e potencialidades.
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João Pedro Silva, natural da Covilhã, licenciou-se em Sociologia na Universidade da Beira Interior em 2002 e pós-graduou-se em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, no ISCTE, em 2005. As áreas de investigação que mais cativaram o seu interesse de então foram as relacionadas com as da sociologia da arte e da cultura, sobretudo a temática da receptividade da arte africana no mundo ocidental, o que permitiu ser autor e co-autor de artigos e publicações na área. Posteriormente, já em 2010, iniciou a sua carreira enquanto fotógrafo freelancer desenvolvendo trabalhos fotográficos nos géneros da moda (comercial, publicitário, editorial), retrato e still-life, para clientes nacionais e internacionais. Foi formador de fotografia e de edição fotográfica e desenvolve desde 2021, até aos dias de hoje, as funções de assistente convidado no Departamento de Artes da UBI, mantendo a sua actividade enquanto fotógrafo. Em 2022 iniciou uma nova etapa do seu percurso académico no curso de doutoramento em Media Artes.
O Trabalho Doméstico no Cinema Latino-Americano:
Um Estudo Figural e Comparado
Nesta investigação, analiso o trabalho doméstico – remunerado ou não – no cinema latino-americano a partir de uma perspetiva figural e comparada, a fim de contribuir para o debate sobre a presença da classe trabalhadora, destacando as figuras da empregada e da esposa, ambas historicamente ausentes dos estudos fílmicos. A partir da análise de padrões estéticos e motivos visuais, o intuito é identificar como as imagens constroem tal ofício como problema visual. Com a análise figural e o cinema comparado, organizo uma coleção de filmes e agrupo-os em pequenos conjuntos – constelações fílmicas –, para que as obras se relacionem através da força empírica das suas imagens. Alinhada à abordagem fenomenológica, busco trazer ao centro o trabalho e as personagens que ocupam as margens do ecrã. Na investigação, não parto de uma definição sociológica de trabalho já estabelecida, mas pretendo pensar com os filmes como estes entendem o que é esse serviço.
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Lígia Ferraz é doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior, mestre em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e licenciada em Comunicação Social – Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina, no Brasil. No mestrado investigou as empregadas domésticas no cinema latino-americano contemporâneo, com foco nos filmes Roma e Que Horas Ela Volta?, e no doutoramento investiga as poéticas do trabalho doméstico a partir de uma abordagem comprativa e figural. É integrante do Laboratório de Investigação e Criação Partilhada (LabCom/iA*) e membro da direção da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Catarina Moura
Francisco Paiva
Paulo Cunha
Renata Ferraz
Manuela Penafria
Doutoramento em Media Artes da UBI
iA* Unidade de Investigação em Artes
Grupo de Artes do LabCom - Comunicação e Artes
Faculdade de Artes e Letras / Departamento de Artes
Mércia Pires, Secretariado / mercia.pires@labcom.ubi.pt +351 275 242 023 / ext. 1201
Thais Longaray, Designer
Gabriel Lázaro, Administrador Informático
Design Multimédia - UBI, 1º e 2º ciclos
Design de Moda - UBI, 1º, 2º e 3º ciclos
Design Industrial - UBI, 1º e 2º ciclos
Cinema - UBI, 1º e 2º Ciclo
Media Artes - UBI, 3º ciclo / Doutoramento
Stellae* Revista de Arte
Universidade da Beira Interior
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Museu de Lanifícios
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal