Fotografia por João Morais Inácio

Sânziana Gheorghe

Qualidades expressivas e plasticidade nas novas tecnologias digitais. Integrando o videogame nas Artes Visuais contemporâneas. O jogo 2.5D Excedo Orbis

 

A investigação busca captar o ponto de contato entre os videojogos e a Arte Contemporânea, procurando explorar as possibilidades de assimilação dos videojogos às preocupações artísticas dominantes, afastando-as do entretenimento. O objetivo é identificar correspondências entre as preocupações artísticas próprias das novas tecnologias multimédia, que procuram imergir o espectador na obra, e os videojogos, que procuram também imergir o jogador no universo virtual. Enquanto os projetos de Arte visam despertar fortes emoções no espectador trazido para o mundo virtual, a indústria de jogos integra a experiência de imersão em uma experiência de entretenimento, que busca manter o jogador em um estado participativo, porém passivo. Nesta pesquisa, o diálogo entre os processos artísticos contemporâneos e os videogames é estruturado em torno de questões artísticas de natureza conceitual, como parte de uma perspectiva atual de interpretação do pós-pós-modernismo: o metamodernismo de Timotheus Vermeulen e Robin van den Akker (2011).

 

Sânziana Gheorghe é doutoranda na Faculdade de Artes e Design, da West University of Timișoara, onde também obteve a sua Licenciatura (2019) e Mestrado (2021). É uma artista visual romena especializada em Design Gráfico, gravura e instalação. O seu trabalho foi exibido em exposições coletivas na Roménia e no exterior, e também é autora de artigos em publicações científicas, além de ter apresentado conferências em eventos acadêmicos.

iArtes © 2023 Todos os direitos reservados.

PT