O tijolo: de detentor de memória a elemento de expressão artística na Arte Contemporânea
Esta investigação aborda a história e o simbolismo do tijolo, a sua relação com a memória, e a história da minha família, relacionada com a produção do tijolo no contexto histórico, geográfico, econômico e social da primeira metade do século XX. Também pesquisa os elementos definidores da escultura no século XX, a escultura construída, os artistas representativos da escultura construída e os artistas contemporâneos que utilizaram o tijolo em suas obras. Por fim, investiga a memória e a micro-história na minha arte (projetos principais: A journey as long as one hundred lives, faBRIQUE, Micro-Terra Banatica), e a convergência entre ciência e Arte (projeto principal: The Memory Laboratories), bem como uma análise da minha migração de técnicas bidimensionais, principalmente digitais, para meios de expressão tridimensionais usando várias mídias.
Renée Renard é doutoranda na Faculdade de Artes e Design, da West University of Timișoara, onde também obteve a sua Licenciatura em Design Multimédia, e Mestrado em Publicidade e Design Editorial, e em Escultura e Cerâmica. Na sua Arte, aborda a convergência entre Ciência e Arte, e a documentação/interpretação da micro-história de sua família com origens na Europa Central. Os meios de expressão preferidos são: instalação, objeto, técnica mista sob o microscópio, Fotografia/Vídeo sob o microscópio, processamento digital, adaptações das antigas técnicas japonesas de kintsugi e tataki zome. Realizou 16 exposições individuais e possui mais de 60 participações em exposições coletivas na Roménia e no exterior. Recebeu o Prémio Murano da Escola de Vidraria Abate Zanetti (2013), o Prémio do Município de Portet sur Garonne na Triennale Européenne de l’Estampe Contemporaine (2016) e o Primeiro Prémio de microfotografia na 1ª edição da Micromaps (2021).