Fotografia por João Morais Inácio

Ana Beatrice Ungureanu

O conceito religioso na Arte Contemporânea dos anos 80 na Roménia, especialmente na Pintura

Arte e Religião são duas grandes direções através das quais as expressões humanas procuram abarcar e compreender as realidades universais e as percepções humanas, para serem transmitidas como mensagens que reproduzem diferentes níveis de consciência das formações ocorridas ao longo do tempo. Esta pesquisa analisa e desenvolve o conceito religioso encontrado na Arte Contemporânea, bem como suas manifestações e evolução, desde o momento em que a Roménia foi subjugada pelo período comunista e as criações dos artistas não puderam ser contempladas integralmente, até o surgimento do Prolog, um grupo de artistas que ultrapassou as fronteiras da Arte Contemporânea romena. A apresentação centra-se numa curta incursão pela história da Arte, acompanhando a interação permanente entre o símbolo e as Artes Plásticas, através da expressão da linguagem visual, em momentos-chave da história, desde o Renascimento, continuando com o período moderno e culminando na Arte Contemporânea dos anos 80 na Romênia.

Ana Beatrice Ungureanu é doutoranda na Faculdade de Artes e Design, da West University of Timișoara. É Licenciada e Mestre em Arte Sacra, com especialização em restauração e preservação do patrimônio cultural, pela Escola de Teologia Ortodoxa Justinian Patriarch, da Universidade de Bucareste. Integrante da Associação de Belas Artes Religiosas e Restauração do Sindicato dos Artistas Visuais da Romênia desde 2018. Participou de diversas exposições e competições de Arte nacionais e internacionais nos últimos anos.

iArtes © 2023 Todos os direitos reservados.

PT