Percurso contemplativo
Percurso contemplativo é uma performance centrada na presença do corpo no espaço, no qual cada passo dado é respirado e aspirado – a ser livre e consciente. É resultado de diversas vivências e aprendizagens em diferentes mosteiros e comunidades, onde cada movimento feito tem a sua importância e significado.
Respira, sente o momento e a presença dos corpos sobre o espaço. O tempo limitado não existe. Pessoas destroem muros enquanto outras os constroem – não são apenas físicos. Alguns procuram ficar puros, livres e salvos. Outros, apenas viver em paz.
Tânia OP tem desenvolvido a sua prática artística refletindo sobre a humanidade, o sentido da vida, o vazio, a paz e a liberdade interiores. Através da Arte, abre processos internos de questionamento, de reflexão, purificação e libertação, que transforma e transfere para o plano físico através da matéria e do próprio corpo. Dedica-se à Performance Art como contemplação da existência em corpo somático. Debruça-se sobre o sentido de rituais e rotinas monásticas ancestrais através de várias práticas artísticas, explorando o som e o movimento na mística do momento. Licenciou-se em Artes Plásticas/Escultura e especializou-se em Escultura, pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto. É doutoranda do curso de Media Artes, na Universidade da Beira Interior. Tem obras em diversos locais nacionais e internacionais (Itália, Palestina, Timor Leste e Espanha). Conta com bastantes participações em exposições individuais e coletivas, bem como residências artísticas. Tem criado e coordenado projetos de Performance Art.