Rico de Lucas

Dormitórios

“Ground control to Major Tom (ten, nine, eight, seven). Commencing countdown, engines on (six, five, four, three). Check ignition, and may God’s love be with you (two, one, lift off)”.  Tal qual os astronautas de David Bowie, todos nós estamos de passagem por este planeta, aprendendo lições e desempenhando diversas funções que preenchem nosso tempo por aqui. Difícil é aceitar o momento da partida, da despedida. Mas, será que precisamos mesmo manter uma perspectiva negativa sobre a morte, esse movimento natural inerente à vida? Dormitórios é um filme-ensaio que pretende articular memórias e reflexões sobre a morte e o luto, trazendo um tom ensaístico, confessional, fragmentado e lúdico como um meio para elucubrações filosóficas e subjetivas. Aqui, a câmera se torna caneta. Experiências e visão de mundo, o substrato narrativo. O cineasta, autor. O filme-ensaio, obra. Circunscrito no âmbito investigativo da tese Dormitórios: reflexividade e dialogismo na criação de um filme-ensaio sobre o luto, esta projeção é uma primeira abordagem filme-ensaística sobre o luto, a primeira cápsula audiovisual da futura sequência.

Henrique Denis Lucas é doutorando no curso de Media Artes, pela Universidade da Beira Interior, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Obteve o grau de Mestre em Comunicação e Informação – Linha de pesquisa em Cultura e Significação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil (2018), depois de licenciar-se em Comunicação Social – Produção Editorial, pela Universidade Federal de Santa Maria, também no Brasil, sendo bolsista em ambas ocasiões. Tem experiência na área de Comunicação Social, pesquisando principalmente sobre Narrativas Gráficas, Audiovisuais e Sonoras, Educomunicação, Estudos Fílmicos, Estudos Culturais e Audiência. Ministrou workshops educomunicacionais de bandas desenhadas e Cinema para escolas em situação de vulnerabilidade social e, recentemente, foi agraciado com os prêmios Trajetórias Culturais Mestra Griô Sirley Amaro, por seu trabalho de investigação na comunicação e nas artes, no Rio Grande do Sul, e Artes Integradas Lei Aldir Blanc, pela produção do single musical Ricocheto – Sulfur.