Luísa Leão

O grito do silêncio

Para mim, as palavras sempre foram mais tangíveis do que os objetos da memória em si. As palavras ditas verbalmente se esvaziam e transmutam. O que está escrito é. Eu fecho os olhos e vejo palavras. Tento transformá-las em objetos, pensamentos, imagens… não as consigo traduzir.

Sempre achei pertinentes e admiráveis as expressões artísticas femininas realizadas a partir das experiências pessoais com a violência patriarcal, mas nunca imaginei que seria uma dessas artistas. Decidi romper o meu silêncio.”

Com palavras e frases bordadas em suportes não tradicionais, a obra é embasada nas experiências pessoais da autora como mulher em uma sociedade patriarcal. A narrativa contextualiza – de forma dialógica e artivista – os eventos traumáticos, a partir de objetos que estiveram presentes nos episódios. O trauma é abordado do ponto de vista figurativo, sem pretender a tradução literal dos acontecimentos, mas sim permitir a construção da percepção e significados pelo espectador.

Luísa Leão é doutoranda em Media Artes, pela Universidade da Beira Interior, atualmente financiada pela BID Santander-UBI. É Licenciada e Mestre em Design de Moda, pela UBI, tendo realizado mobilidades académicas no Politécnico di Milano e na Universidade Federal do Ceará. Possui investigações na área do Design para sustentabilidade, cultura artesanal e Arte Têxtil, e possui, no âmbito do Doutoramento, o objetivo de aprofundar as suas investigações sobre o bordado contemporâneo, em diálogo com a cibercultura e temporalidade. Presta apoio letivo à docência das unidades curriculares Laboratório de Têxteis Criativos, na Licenciatura em Design de Moda, Semiótica das Artes Visuais, no Mestrado em Design Multimédia e Movimentos Artísticos Contemporâneos, na Licenciatura em Cinema. Exerce trabalho voluntário na Coolabora CRL, cooperativa de intervenção social. É mentora de workshops de ensino da técnica do bordado livre.