Evelina-Elena Tănasie

Design de Moda inclusivo

Esta investigação defende uma mudança positiva na indústria da moda, começando por moldar a inclusão no Design de moda, expandindo a diversidade para grupos minoritários desfavorecidos. O Design inclusivo parte das necessidades especiais de grupos minoritários e da ideia de que a roupa deve oferecer a sensação de integração na sociedade e autoconfiança, mas também conforto físico e mental. Esta pesquisa é necessária para entender melhor as necessidades dos usuários que se sentem desfavorecidos, pois isso afeta sua identidade, conforto e bem-estar sociopsicológico. O projeto funciona como uma política de inclusão social, é composto por 10 trajes e um total de 30 peças versáteis, prêt-à-porter e unissex. Esta coleção de moda privilegia a identificação das necessidades especiais do público-alvo, a facilidade de vestir e a simplificação do styling, o ajuste e adaptação das peças por parte do usuário que se torna um “co-criador”.

Evelina Tănasie é doutoranda na Faculdade de Artes e Design, da West University of Timișoara, onde também obteve a sua Licenciatura e Mestrado em Design de Moda. Ela é editora de moda da revista MODIC e ministra seminários no Departamento de Design e Artes Aplicadas da Universidade. Os temas que aborda na moda são interdisciplinares, por meio de referências históricas, políticas, psicológicas ou sociais. Suas duas coleções de formatura foram apresentadas no Be Creative Festival Sibiu 2020, Timișoara Fashion Week 5 e 7 (2020, 2022), Kasta Morelli Fashion Week 2021, MDVTM Fashion Gala (2022), exposição de graduados no Timișoara Project Center (2022), HOME – Cluj Design Days em Cluj e Timișoara (2020), Timișoara Airport (2022, 2023). Suas criações foram selecionadas e apareceram em editoriais de moda na revista Cosmopolitan (2018) e Fashion Premium Magazine (2019), bem como nos websites Not Just a label e Fashion Crossover.