Ana Platon

Miniatura manuscrita na contemporaneidade

Miniaturas manuscritas, em sua maioria incluídas em livros eclesiásticos, encontraram seu espaço em conventos, onde floresceram por séculos. Foram elaboradas com um senso artístico excepcional, e a habilidade e dedicação dos artistas que as criaram é clara. Este tipo de Arte originou-se, principalmente, em ambientes monásticos. Os livros religiosos e litúrgicos apresentavam ornamentos e pequenas ilustrações nos cantos, bem como nas bordas, das páginas, que davam ao ilustrador livre interpretação do texto nelas escrito. Com gosto excepcional e muita inventividade, os pintores utilizavam elementos ornamentais, motivos arquitetónicos, animais e também plantas decorativas, que incluíam de acordo com as ilustrações e textos escritos nos livros.

Ana Platon é Licenciada em Arte Sacra e Mestre em Conservação, restauração e criação do patrimônio cultural, pela Escola de Teologia Ortodoxa de Cluj-Napoca. Na mesma instituição, concluiu o Doutoramento em História Universal da Igreja. Atualmente frequenta um segundo Doutoramento em Artes Visuais, na Faculdade de Artes e Design, da West University of Timișoara. Foi coordenadora voluntária de atividades artísticas dedicadas a crianças e jovens, tanto na Roménia quanto no exterior. Tem sete exposições individuais e mais de 15 coletivas, tendo também sido responsável pelo design editorial de vários livros e conquistado vários prêmios em concursos de Arte.